Onde estudar Gestalt-terapia?

Na busca por realizar a formação em Gestalt-terapia ou tornar-se Gestalt-terapeutas, muitas pessoas se questionam: onde devo ir? devo fazer uma especialização? especialização ou formação? qual a diferença? tem mestrado em Gestalt-terapia?

Fico angustiado em tentar responder a essas perguntas, as quais escuto/leio com relativa frequência. Então, decidi escrever este texto-guia. :)

A Gestalt-terapia veio para o Brasil nos anos 1970. Essa história já nos foi contada diversas vezes em vários trabalhos brasileiros. Porém, o que gostaria de destacar é mais recente! Na última decada, aqui em nossas terras brasileiras, houve um movimento de diversos institutos gestálticos para implementar seus cursos de Gestalt-terapia como especializações (pós-graduação lato sensu). Isto trazia credibilidade, além de certificação para as/os profissionais que realizavam o curso. As exigências da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia - ABEP - e do Conselho Federal de Psicologia eram extensas, porém alguns institutos conseguiram atender a elas. A antiga lista de cursos credenciados ficava disponível neste endereço:
http://site.cfp.org.br/servicos/titulo-de-especialista/cursos-credenciados/

Porém, em 2014 houve uma reviravolta nessa discussão, após a Ação Civil Pública nº 5994-36.2013.4.01.3800, em trâmite na 20ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, o Conselho Federal de Psicologia ficou impossibilitado de reconhecer cursos de Institutos Autônomos (como os de Gestalt-terapia), passando essa função a ser realizada exclusivamente por Instituições de Ensino Superior (universidades e faculdades, sejam públicas ou privadas). É possível ler a nota oficial de 02 de julho de 2014 aqui:
http://site.cfp.org.br/credenciamento-e-recredenciamento-de-cursos-de-especialista-em-psicologia-estao-suspensos/ 

"Ah, Lázaro, mas eu conheço um curso de Gestalt-terapia que é de instituto e é uma especialização chancelada por uma Instituição de Ensino Superior...". Bom, isso não é surpresa, eu também conheço! Mas vejamos o que o MEC fala sobre isso:

"Os cursos de especialização somente podem ser oferecidos por instituições de ensino superior já credenciadas que poderão oferecer cursos de especialização na área em que possui competência, experiência e capacidade instalada. A instituição credenciada deve ser diretamente responsável pelo curso (projeto pedagógico, corpo docente, metodologia etc.), não podendo se limitar a “chancelar” ou “validar” os certificados emitidos por terceiros nem delegar essa atribuição a outra entidade (escritórios, cursinhos, organizações diversas). Não existe possibilidade de “terceirização” da sua responsabilidade e competência acadêmica;" (Grifos meus)
Fonte : http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Ou seja: Essa prática não é recomenda pelo MEC! Tcharam!

Voltando ao tema da Formação. Após essa decisão alguns dos Institutos e Centros de Gestalt-terapia brasileiros passaram a ofertar os seus cursos como cursos livres de Formação em Gestalt-terapia, com a mesma qualidade, o mesmo contorno curricular, porém sem ao final oferecer um certificado de especialista. E aqui instalou-se a dúvida no coração de muita gente: mas e para que eu vou fazer um "curso livre" se ele não me dar certificado de especialista? Dois bons motivos:

1) Você faz um curso de Formação em Gestalt-terapia para se capacitar na abordagem gestáltica;
2) Cursos livres possuem autonomia para gerenciarem os currículos com supervisões clínicas e módulos vivenciais, ampliando a aprendizagem para algo além da sala de aula;

A formação em Gestalt-terapia precisa extrapolar a teoria e a técnica, considerando sempre a vivência e a compreensão de mundo das pessoas interessadas em se tornarem Gestalt-terapeutas.

Há uma lista com a maioria dos institutos disponível no site Gestalt-Terapia Brasil aqui: http://gestaltbrasil.blogspot.com.br/p/institutos.html

Sobre a pergunta acerca de mestrados/doutorados na área. No Brasil, não temos nenhum Programa de Pós-Graduação em Gestalt-terapia (stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado). Porém, há docentes vinculadas/os a diversos programas que orientam Gestalt-terapeutas! Para saber mais é só clicar aqui.

Lázaro Castro Silva Nascimento
Psicólogo Gestalt-terapeuta (CRP-08/20085)
Doutorando na Universidade de Brasília pesquisando atualmente o tema Formação e Identidade de Gestalt-terapeutas no Brasil